Patologia veterinária oncológica

02/04/2020 | Supreaespecialidades

A patologia veterinária oncológica faz parte da formação em patologia veterinária. Na oncologia, o patologista conduz exames macro e microscópicos relacionados a neoplasias nos animais, é responsável pela execução de laudos histopatológicos, provenientes de biopsias incisionais ou excionais, exames citológicos, feitos previamente à tomada de decisão do tratamento, auxiliam no diagnóstico, além de diagnóstico transcirúrgico, por meio de biopsias de congelação.

O diagnóstico patológico é de suma importância no diagnóstico definitivo, na graduação das neoplasias, avaliação de margens cirúrgicas prognóstico e busca de fatores preditivos, que possam guiar o melhor tratamento para os pacientes oncológicos.

Além disso, o patologista veterinário é responsável pela execução de exames moleculares, que contribuam para o diagnóstico, como a técnica de imuno-histoquímica, onde utiliza-se anticorpos primários contra antígenos teciduais (presentes nos tumores). Esta técnica pode ser realizada em amostras fixadas em formol e incluídas em parafina, ou em amostras citológicas. Este exame deve ser feito por PATOLOGISTAS VETERINÁRIOS, já que cada espécie apresenta particularidades em relação a interação com os anticorpos utilizados na rotina.

A patologia oncológica veterinária também tem sua importância em estudos translacionais, básicos e clínicos, já que o diagnóstico definitivo de uma neoplasia e a seleção de amostras para testes moleculares, depende da histopatologia. O patologista é quem decide qual amostra deve ser encaminhada para exames complementares e sugere quais seriam eles. O patologista oncológico deve ter um bom diálogo com o clínico e cirurgião oncológico, para que haja a possibilidade de trocar experiências, integrar os exames complementares e tirar dúvidas.

O patologista oncológico tem um treinamento em patologia veterinária, de preferência realizando programa de residência nesta área. É de extrema importância o treinamento prático, com a possibilidade de leitura de maior número de exames histopatológicos possíveis, com a tutoria de um patologista experiente.

 

Autora:

Profa. Renée Laufer Amorim, Coordenadora da Supra especialidade de Patologia Oncológica Veterinária da ABROVET e Membro da diretoria da ABROVET.