Conceito One Health e rede Vet-OncoNet no 16º Congresso Internacional Veterinário Montenegro em Porto/Portugal

13/03/2020

Em 20 a 22 de fevereiro aconteceu a 16ª edição do Congresso Internacional Veterinário Montenegro, na cidade de Santa Maria da Feira na Grande Porto, em Portugal, com o tema Inovação & Desenvolvimento Sem Segredos.
A programação do congresso agradou a todos, o evento contou com palestras dedicadas não somente aos médicos veterinários já atuantes, mas também aos estudantes, enfermeiros e auxiliares veterinários com quatro salas: Sala principal, Tópicos avançados, Sala One Health e Sala de Enfermagem Veterinária.

Considero que um dos temas de maior destaque nesta edição do evento foi a sala dedicada às palestras One Health (traduzido para o português como ‘Uma Só Saúde’) O conceito One Health já há muito tempo conhecido foi oficialmente instituído em 2008 pelas instituições Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) com o intuito de reafirmar a importância na integração entre a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente, objetivando a adoção de políticas públicas efetivas para a prevenção e controle de enfermidades em esferas local, regional, nacional e global.  Definitivamente um tema muito propício e de grande relevância, visto a situação que vivemos nos dias de hoje com as notificações sobre a propagação do Covid-19 pelo mundo.

Outra novidade divulgada na feira do Congresso Internacional Veterinário de Montenegro foi o lançamento da rede Vet-OncoNet, uma iniciativa do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e parceiro fundador a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no domínio da Oncologia Animal, enquadrada na política One Health destas instituições. As informações enviadas à rede devem ser conduzidas por meio de questionários online (//www.vetonconet.pt). Tanto os veterinários poderão participar com informações técnicas sobre seus pacientes, como também os tutores que poderão prestar relevantes informações sobre dieta, atividade física, tipo de ambiente em que o animal vive, atividade laboral e hábitos tabagistas de seus tutores.

Os objetivos da rede Vet-OncoNet são:

  1. Criar um registro oncológico veterinário, inicialmente no território  português;
  2. Proceder levantamento e divulgação de dados oncológicos animais;
  3. Promover a partilha de informação relevante para os utilizadores da rede, além de promover e executar formação especializada na área de oncologia;
  4. Promover a realização de estudos e investigação oncológica de base epidemiológica (ensaios e estudos clínicos).

A coordenação do Vet-OncoNet, composta pelos acadêmicos portugueses João Niza Ribeiro, Augusto Matos, Katia Pinello, Andreia Santos, Felisbina Queiroga e Isabel Pires, é merecedora de aplausos pelo pioneirismo e pela atitude visionária em inserir a oncologia veterinária num contexto de saúde global.
Como veterinários brasileiros espero que, dentro em breve, possamos também aderir à rede Vet-OncoNet!

 

Autora:

Renata Afonso Sobral

 

Fotos do Congresso Internacional Veterinário Montenegro (Porto/Portugal) 2020